sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Casamento de cinema

Quem está noivo dorme, come e respira casamento, não é mesmo? O casal e sua família planejam tudo com o maior carinho para aquela que será o dia ou a noite “ mais feliz de nossas vidas”! É um tal de visitar site, consultar as amigas que já se casaram, investigar minuciosamente os casamentos a que são convidados e encher a paciência do cerimonialista com mil perguntas sobre cada detalhe.

O assunto dá tanto pano para manga, que vários programas de televisão já foram criados sobre o grande dia. “O casamento dos meus sonhos”, “Casamentos espetaculares”, “O vestido ideal” e “Operação casamento” são alguns exemplos de reality shows do canal Discovery Home & Health, que retratam o planejamento e a celebração do casamento de pessoas comuns.

Além de aprender um pouco espiando os casamentos da vida real, por que não se inspirar com os casamentos (literalmente) de cinema? Aqui está uma lista de sugestões de filmes para aproveitar agarradinho com o(a) noivo(a). Pegue seu baldinho de pipoca, aquele refrigerante gelado e divirta-se.

George, interpretado por Steve Martin, é O Pai da Noiva, que não se conforma que sua filha de 21 anos cresceu e está prestes a se casar. Ele não sabe lidar com a saída da filha de casa e suas emoções acabam de tomar conta com os preparativos para o casamento, que será na sua casa – bom para quem vai fazer o mesmo já ir se preparando para a bagunça. O vestido de Annie, a noiva, é bastante parecido com o clássico de Grace Kelly. A comédia fofa retrata a relação pai e filha e promete render algumas lágrimas para noivas apegadas aos pais e mais emotivas.

Quando Julia Roberts é convidada para O casamento do meu melhor amigo, ela se dá conta de que é apaixonada por ele e tenta sabotar a união. Em tese, o personagem de Julia teria tudo para ser odiado pelas noivas, mas a sua simpatia coloca o público na torcida por ela. É uma comédia divertida e leve, com belas cenas de dança e tem uma cena clássica no cinema, cuja música (Say a Little Prayer for You) se tornou um hit em casamentos brasileiros.

Afinado no Amor traz Adam Sandler como um cantor de casamentos e Drew Barrymore é a garçonete nos mesmos eventos. Adam canta músicas dos anos 80 e os casamentos onde se apresenta são absolutamente caricatos. O casal está prestes a se casar com outras pessoas, mas logo percebem que deveriam estar juntos. No final do filme, Robbie – personagem de Adam Sandler – canta uma música para Julia que qualquer mulher gostaria de ouvir.

Com a pressão toda do casamento, quem nunca pensou em largar tudo e fugir bem na hora da cerimônia? Pois é o que o personagem de Julia Roberts faz três vezes em Noiva em Fuga. O reencontro de Julia com Richard Gere quase 10 anos depois de Uma Linda Mulher é o remake de Tinha que ser Você de Ginger Rogers (1947). Além de belos vestidos usados como trajes de corrida pela protagonista, a cena do pedido de casamento do casal é uma graça.

O Casamento dos Meus Sonhos é o medo de qualquer noiva: que o noivo se apaixone pela cerimonialista. Mary Fiore, personagem de Jennifer Lopez, é tão comprometida com o seu trabalho como cerimonial de casamentos que não encontra tempo para se apaixonar. Ao conhecer Matthew McConaughey, tudo parece mudar. Com o planejamento de tantas festas, o filme oferece aos espectadores algumas idéias interessantes para seus próprios casamentos.

Casamento Grego traz a história de Toula, a personagem grega, que conhece Ian, o professor americano. Eles rapidamente se apaixonam, mas têm que administrar as diferenças culturais das duas famílias. Esta é a história de qualquer casamento cuja família dos noivos seja grande e barulhenta, o que faz dele um filme muito próximo da realidade e engraçadíssimo.

Com certeza há mais filmes cuja temática seja casamento, mas esses acabaram se tornando clássicos por abordarem pontos que podem acontecer na vida de qualquer casal. Despretensiosamente, eles constroem o imaginário coletivo sobre como os casamentos devem ser e, dessa forma, trazem dicas do que se deve fazer (ou não) em casamentos da vida real. Escreva para a gente caso você ache que ficou faltando algum filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que que foi, que que foi, que hááá?